...expressão local da filosofia Slow Food

sábado, 28 de agosto de 2010

ESTAÇÃO À GOSTO: COMPARTILHANDO A CULTURA

por Luciano Dami *



No ultimo domingo, 22 de agosto a Estação Cultura sediou mais uma ação da Associação Estação Cultural. Gastronomia, música, artes plásticas e teatro foram a tônica do encontro.
A programação teve inicio com uma degustação realizada pelo Convivium Slow Food Campo Lindo Batatais.


O movimento Slow Food segue o conceito da ecogastronomia, conjugando o prazer da alimentação com consciência ambiental e responsabilidade social, valorizando os pequenos produtores, o sabor a mesa e gerando a reflexão sobre as fortes conexões entre o prato e o planeta. O ecogastronomo Fulvio Iermano capitaneou a degustação onde os participantes trocaram pratos e receitas, valorizando a tríade de princípios do Slow Food: BOM no sabor e aparência, LIMPO para o meio ambiente e conseqüentemente para o organismo e JUSTO socialmente.





Ainda no clima ecogastronomia foi exibido o curta-metragem Terra Madre People que documenta o tradicional encontro realizado pela Slow Food Internacional incentivando a troca de experiências de produtores rurais e integrantes do movimento de várias partes do mundo.

Na sala de exposições Antônio Gabriel de Sousa Agaso foram expostos trabalhos dos alunos de licenciatura em artes da Universidade de Franca realizados nas aulas do professor Leandro Siena. As obras foram desenvolvidas com base em estampas de tecidos que tem caráter industrial fazendo com que as mesmas retomem um aspecto único, aproximando novamente do artesanal e conseqüentemente da arte.

A programação musical do evento contou com a banda Mamulengo. Além de um repertório de extremo bom gosto e qualidade a banda encantou a todos com a desenvoltura e o estilo diferenciado a cada apresentação. A sintonia entre os integrantes da Mamulengo é realmente surpreendente e mostra que muito mais do que lançar modinhas as bandas dever ter espaço para executar aquilo que tem prazer em tocar. Essa é a receita certa de qualidade para músicos e publico. Do MPB ao pop temperado com o velho e bom samba a banda arrebenta na graça e estilo em qualquer apresentação.
A programação ainda contou com uma intervenção especialíssima em seu encerramento. O grupo teatral Athos fez a apresentação piloto da peça O Auto da Barca do Inferno, dentro do projeto Athos de Rua, um dos vencedores do Projeto Ademar Guerra desse ano.

Criado em 1997, o projeto tem como objetivo principal propiciar orientação artística especializada a grupos teatrais em atividade no interior. Esta orientação se dá através da contratação e envio de profissionais de teatro para atuarem junto aos grupos selecionados, num processo pedagógico de acompanhamento de seus processos de pesquisa e montagem de espetáculos.

Neste dia o grupo Athos desenvolveu a atividade aberta ao público de compartilhamento de seus processos teatrais. A encenação do clássico de Gil Vicente, O Auto da Barca do Inferno, além de ser assistido, foi debatido pela platéia que pode mergulhar na criação dos personagens, adaptação do texto e estrutura da peça, em um exercício de criação coletiva. Um dado interessante é que o projeto estava sendo apresentado simultaneamente por 29 grupos de teatro, em 27 cidades diferentes do Estado de São Paulo.
A troca de experiências foi intensa entre atores e platéia, trazendo uma nova experiência teatral, não só pela participação criativa do publico como também pela encenação que contou com a rua em frente à Estação como palco.

O compartilhamento de experiências foi com certeza o ponto forte desse evento na Estação, seja na troca de sabores com o Slow Food, no intercambio de indústria e arte no trabalho dos alunos da Unifran, na partilha sonora da banda Mamulengo e na parceria criativa com o projeto Athos de Rua.
Fica aqui a dica: participe e principalmente compartilhe dos eventos realizados pela Associação Estação Cultural.
*Luciano Dami é radialista, professor universitario, presidente da Associação Estação Cultural e socio do Convivium Campo Lindo







Nenhum comentário:

Postar um comentário