A educação alimentar é um dos objetivos do nosso convivium que busca trabalhar em rede na convicção que somente através de parcerias (escola, alunos, família, comunidade) um projeto educativo torna-se eficaz.
Acreditamos na importância de parcerias entre os convivia para a troca de ideias e a promoção de trabalhos que pretendem valorizar o alimento como algo que vai além dos valores nutricionais resgatando as tradições, o convívio e o prazer.
Assim, aproveitamos nossa viagem ao Rio para nos reunir com Margarida e Bibi do Convivium Rio de Janeiro e Denise do Convivium Petrópolis para elaborarmos a dinâmica do encontro realizado na segunda-feira, 23 de julho de 2012.
A ideia foi de Bibi Cintrão, nossa “cicerone” e anfitriã, que articulou a proposta sobre um encontro de educação alimentar para conhecer melhor o trabalho que desenvolvemos em nossa região.
Recebemos um público bastante heterogêneo: psicólogos, educadores, biólogos, sociólogos, historiadores, chefs e curiosos que enriqueceram o debate com ideias e propostas confirmando a importância da interdisciplinaridade no contexto da educação alimentar.
Os participantes treinaram suas habilidades sensoriais na oficina do gosto, durante a qual puderam conhecer e degustar um pouco da biodiversidade alimentar brasileira.
Esperamos que a parceria entre o nosso convivium e os convivia do Rio de Janeiro e de Petrópolis seja a primeira de muitas outras!
Nenhum comentário:
Postar um comentário