...expressão local da filosofia Slow Food

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Calendario Ecologico - Dia da Arvore e Dia Mundial Sem Carro

Em dias de seca e de queimadas infernais, quem sofre não é somente o Homo sapiens sapiens que em questão de sabedoria deixa muito a desejar, mas toda a fauna e flora nativas, vitimas de um sistema de produção globalizado, homogeneizado que em favor de uma maior rentabilidade está aniquilando nossa Mãe Terra. Gatos do mato, onças-pardas, lobos-guará, veados, tamanduás, tatus, aves e muitos outros animais morrem queimados nos canaviais que dominam, cada vez mais, a paisagem da nossa região.






Apesar desse triste cenário, hoje foi um dia
especial, feliz, colorido...de esperança.







Nosso Convivium participou de mais um evento do Calendário Ecologico da Secretaria do Meio Ambiente, uma iniciativa conjunta para tentar despertar a consciencia em nossos jovens que um mundo com menos carros e mais bicicletas, com menos asfalto e mais arvores é possivel e mais respirável.

Em comemoração ao Dia da Arvore e ao Dia Sem carro, as crianças do 4°ano da rede publica de Batatais participaram de uma caminhada contra a poluiçao, em prol do meio ambiente e de formas alternativas de deslocamentos.



O cortejo reuniu-se na praça da Matriz e se dirigiu ao lago artificial onde foram plantadas 50 mudas de araçá-boi. Embora a passeata tenha durado somente duas horas, as crianças se sentiram satisfeitas em ocupar as ruas e parar o transito com seus cartazes, faixas, desenhos e canções em defesa do nosso planeta. Juntaram-se à manifestação os alunos da APAE, da Oficina Pinóquio da Fundação Lazzarini, do SESI e do Programa Jovem Aprendiz.



fotos: Caio Bendasoli, 11anos

















2 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho desenvolvido... CADA UMA DESSAS CRIANÇAS TRAZ UMA SEMENTE NO CORAÇÃO E VCS AS CULTIVAM COM SEU TRABALHO...

    ResponderExcluir
  2. É preciso encantar-se do mundo,ensinar os pequenos a serem natureza...Nosso papel fundamental..."que a importância de uma coisa não se mede com fita métrica nem com balanças nem barômetros etc.
    Que a importância de uma coisa há que ser medida pelo encantamento que a coisa produza em nós."

    Manoel de Barros

    Encantei-me...pelo olhar do meu pequeno!

    ResponderExcluir