...expressão local da filosofia Slow Food

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Sementes Crioulas em Barra do Turvo (SP)

por Tatiana da Silva Ferreira*

Nos dias 11 e 12 de dezembro de 2010 aconteceu em Barra do Turvo/SP o V Encontro de Agroecologia e Educação Popular do Vale do Ribeira em parceria com a Cooperafloresta de Barra do Turvo (cooperativa de pequenos produtores agroflorestais da cidade). O encontro teve como foco a Oficina de Manejo, Beneficiameno e Reprodução de sementes crioulas ministrada pelo casal frances Yanick e Christine Loubet, dois pequenos produtores que realizam um maravilhoso trabalho de manutenção e conservação da variabilidade genética de semente crioula, além da produção de diversas espécies de verduras e legumes que comercializam, ambos em processo totalmente orgânico.


Yanick Loubet é agronomo e há anos - juntamente com a sua familia em sua pequena propriedade na França - trabalha em parceria com a Fundação Kokopelli (banco internacional de sementes crioulas que possui cerca de 3.500 espécies - http://www.kokopelli.asso.fr/ - produzindo e perpetuando sementes crioulas de diversas partes do mundo, além de disseminar conhecimento e realizar trocas entre produtores.




Christine Loubet, além de auxiliar na produção de alimentos da propriedade, realiza um trabalho de educação ambiental em escolas locais para resgatar conhecimentos e valores tradicionais e assim despertar o interesse pelo alimento e consequentemente pelo bem tratar a natureza.

O casal esteve pela segunda vez admnistrando Curso de Manejo dessas sementes ancestrais aos agricultores na Colombia, e se ofereceram para realizar uma extensão para brasileiros. Desde então se iniciou uma articulação em nível nacional para se definir o roteiro que percorreriam durante o mês de dezembro em territorio brasileiro - sementescrioulas@yahoogrupos.com.br. Foram definidos Belo Horizonte-MG (4 e 5/12), Barra do Turvo-SP (11 e 12/12) e Curitiba-PR (14 e 15/12).

O curso teve uma proposta muito flexivel e variava de acordo com as demandas de cada região, mas tendo como norteadores temas como variabilidades e manutenção de espécies, produção de sementes, seleção sem alteração de variabilidades, sementes hibridas, transgênicos, clones e proteção do solos, educação ambiental, agroecologia e segurança alimentar.




O encontro terminou com uma doação de sementes crioulas feita pelo casal frances para os participantes, mas com uma condição: eles deveriam se comprometer a ser multiplicadores de conhecimento e mais que tudo guardiões da variabilidade das sementes crioulas.


* Batatais esteve presente no encontro, representada por dois biólogos locais, sócios do Convivium Campo Lindo - Batatais: o professor Fabio Ferreira Picinato e a assessora técnica da Secretaria do Meio Ambiente de Batatais, Tatiana da Silva Ferreira.

Um comentário:

  1. prezados, mto legal o trabalho de vcs,
    como posso ter acesso às apostilas do curso?
    abraços
    André

    ResponderExcluir