...expressão local da filosofia Slow Food

domingo, 13 de março de 2011

Percurso Sensorial - Calendário Ecológico

O Convivium Campo Lindo continua sua parceria com a Secretaria do Meio Ambiente de Batatais.

Iniciamos as atividades do novo Calendário Ecologico que envolve várias entidades da cidade e as escolas da rede municipal. Apresenta-se mais uma grande oportunidade para desenvolver nosso trabalho com as crianças e promover a filosofia slow food.


Sábado dia 12 de março festejamos o aniversário da cidade reunindo as escolas e todos os parceiros do Calendário na Praça da Matriz. A APAE rural apresentou suas oficinas de papel reciclado e os lindos trabalhos artesanais feitos com fibra de bananeira. O núcleo de educação ambiental da Fundação Lazzarini, o BATEA, expôs as mudas nativas de reflorestamento de seu viveiro e divulgou a programação dos cursos e oficinas de capacitação previstos para o ano de 2011.

O corre corre da criançada animou a praça e suas lindas topiarias. Várias atividades com temas focados em educação ambiental e cidadania foram propostas pelos professores que através de gincanas estimularam a participação dos alunos.



A "barraquinha" do Convivium preparou um percurso de análise sensorial no qual as crianças foram convidadas a (re)descobrir o paladar, o olfato e o tato. Os objetos misteriosos sobre a mesa logo chamaram a atenção dos pequenos que acompanharam e participaram da atividade.


Em pequenos grupos as crianças experimentaram os liquidos das jarras para distiguir os quatro sabores principais e em seguida anotá-los no formulário. A experiência tornou-se ainda mais divertida ao vermos as caretas das crianças ao sentirem os sabores.


Após a experiência do paladar foi a vez dos potes misteriosos: cheirar as especiarias escondidas e descrevê-las ou identificar uma receita que lembrasse o cheiro.
O momento mais divertido foi a atividade do tato na qual ocultamos dentro de três caixas mágicas alguns alimentos para serem identificados. Nessa experiência a imaginaçao dos pequenos participantes correu solta! Foram identificados: abacate e até sapo no lugar de uma goiaba, granola, arroz e ração para passarinho ao invés do feijão azuki e o chuchu tornou-se um assustador porco espinho!


Entre risos e surpresas as crianças demonstraram interesse e prazer em brincar com os sentidos. Afinal, nosso objetivo é despertar a curiosidade pelos alimentos naturais através de atividades lúdicas. Esperamos também que elas possam estimular em casa hábitos alimentares mais saudáveis!

Para nós foi mais uma linda experiência e aprendizado com as crianças...e a esperança que esses pequenos aprendizes consigam, ao longo do caminho, ter maior consciência que nós adultos em suas escolhas alimentares.

2 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa! As caixas são demais!
    Um abraço, N

    ResponderExcluir
  2. oi Neide!te esperamos para fazer uma oficina juntos aqui no interior!!!
    abraços

    ResponderExcluir